Psicologia nos Países de Língua Portuguesa (Psi-PLP)

III Seminário da Psicologia nos Países de Língua Portuguesa

Compartilhe:

O III Seminário da Psicologia nos Países de Língua Portuguesa  ocorreu na cidade de Mindelo, em Cabo Verde, em abril de 2013. Na ocasião, foi assinado um  convênio multilateral que prevê, dentre outros pontos, a cooperação técnica e a definição de uma linha de atuação e colaboração para a melhora constante da profissão de psicóloga (o) nos países participantes nos níveis científicos, de pesquisa, de docência e social.

Durante o III Seminário foram criados quatro Grupos de Trabalhos (GTs), que produziram um documento detalhando as diretrizes de atuação. O produto do trabalho dos GTs será apresentado no IV Seminário, que vai ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de dezembro em Luanda, Angola.

Conheça o trabalho de cada GT, que conta com a presença de um membro de cada país:

1º Coordenado pelo Brasil e tem como objetivo construir o portal da Psicologia de língua portuguesa.

2º Também coordenado pelo Brasil, está responsável pela elaboração da proposta de curso de especialização em avaliação psicológica e Direitos Humanos para os cinco países.

3º Coordenado por Cabo Verde, vai elaborar referências técnicas para atuação das (os) psicólogas (os) dos cinco países nos casos de exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes. Ou seja, vai estabelecer políticas de proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência e de exploração sexual.

4º É coordenado por Portugal e fica encarregado de desenvolver uma proposta para afirmação da Psicologia nos cinco países.