O Seminário Integração Internacional da Psicologia Lusófona Afro-Brasileira ocorreu no dia 17 de abril de 2012, em Lisboa, que contou com a participação de Angola, Moçambique, Cabo Verde e Portugal. Na ocasião, foram debatidos temas prioritários para o início dos trabalhos, como o intercâmbio de profissionais e as regras de convalidação dos diplomas para o exercício profissional.
Em abril foi firmado, durante o I Encontro, um termo de cooperação entre o CFP e os demais países presentes. O termo objetivou não só o intercâmbio entre a Psicologia dos diversos países, mas também a atuação conjunta para o desenvolvimento da Psicologia em níveis científicos, culturais, sociais e de pesquisa, docência.
Assim, com o termo, os países se comprometeram a colocar em prática as diferentes linhas de trabalho, tais como a divulgação da Psicologia nos Países CPLP, intercâmbio de publicações impressas e/ou áudio visuais, estabelecimento da rede de psicologia dos países e a criação de uma comunidade de língua portuguesa.
Outros temas que naquele momento foram acordados como sendo preocupação de todos os países e que foram divididos foram os seguintes: Direitos humanos, que ficou com Moçambique; Formação, com Cabo Verde; Saúde Mental, que ficou com Portugal; Avaliação Psicológica, com Angola; e mundo digital, apresentado pelo Brasil.